Passo do S

CACHOEIRA DO PASSO DO “S”

NO RIO TAINHAS
PARQUE ESTADUAL DO TAINHAS
Com 45 km de distância de Cambará do Sul, no Parque Estadual do Tainhas, fazemos a visitação da Cachoeira do Passo do “S”, no interior da cidade de São Francisco de Paula e divisa com a cidade de Jaquirana – RS, com deslocamento aproximado de 1 hora e 30 minutos da cidade, num percurso realizado de 4 X 4, em estrada não pavimentada em condições precárias de conservação.
Foto 1
Onde o carro para em cima das corredeiras para iniciar nossa visitação, ai seguimos em uma pequena caminhada com uma duração de 30 minutos.
Passo do “S”, pelo qual é conhecido o local, em que o Rio Tainhas tem uma formação rochosa, que forma um lajeado de 180 metros de largura e 100 metros de comprimento, que muito próximo deste passo, logo despenca uma bela cachoeira de 50 mt de altura.
O Passo do “S” tem este nome porque e possível atravessar o rio fazendo a letra “S”, de uma ponta a outra, fazendo a pé, de carro ou a cavalo, com um percurso de nível fácil, onde vamos visitar e caminhar, por suas corredeiras e quedas, com descidas e subidas, este paraíso natural localizado na serra gaúcha, em meio a campos de altitude e cercado de muito verde, com uma fauna e flora variada e protegida.
Foto 2
Com acompanhamento do condutor de turismo de aventura onde nos leva nos melhores pontos para visualizar e fotografar a cachoeira e suas quedas, onde ele explica e sensibiliza sobre a Geologia e a sua, sobre a Fauna e mostrando a Flora da região, como também as Histórias e a Cultura Local.
Foto 3
Após o término das trilhas, retorno à cidade em aproximadamente 15 minutos.
Passo do S